EQUIPE PEDAGÓGICA:

Adriano Raphaelli
Terapeuta artístico antroposófico; docente em Artes em cursos de Formação em Pedagogia Waldorf - Jaguariúna, Recife, Curitiba, Rio Grande do Sul. Realiza tutoria em currículo de Artes para escolas Waldorf em Recife e no Uruguai; faz atendimento em Terapia Artística.

Alberto Erismann
Pedagogo Social com formação pela Associação de Pedagogia Social; facilitador de processos colaborativos pelo Programa Germinar – Instituto Ecosocial; formação em Agronomia biodinâmica pelo instituto Elo, com estágio na fazenda La Clarière na Suíça; graduado em Direito pela FMU; fez carreira na área financeira e migrou para a consultoria de desenvolvimento de pessoas, grupos e instituições. Atuou também como educador de crianças, jovens e portadores de necessidades especiais. Atualmente, é membro da Associação de Pedagogia Social e trabalha na Erismann Consultoria e Treinamento, onde atua como facilitador de processos, consultor de Desenvolvimento/ Aprendizagem Organizacional.

Angélica Fernandes
Pedagoga pela Universidade Metodista-SP e licenciada em Educação Artística com Habilitação Plena em Artes Plásticas pela FAAP-SP, fez Nutrição na Universidade São Camilo-SP e o Curso de Formação de Professores Waldorf na EWRS-SP. Fez os cursos livres de Arte da Fala com Lélia Genaro, de escrita criativa no Museu Lasar Segall, e de teatro no Teatro FAAP. Participou de canto lírico com o tenor Benito Maresca e piano com Isabel Maresca, do Coral Jovem do Estado de SP sob regência do Maestro José Ferraz e de vários corais e madrigais sob regência do Prof. Dr.Maestro Marco Antônio da Silva Ramos. Fez dança contemporânea e ballet clássico. Atua como professora particular de canto e kântele para professores da educação infantil, e de iniciação musical em piano para adultos e crianças. 

Aureni Odani
Formada em Pedagogia pela Universidade de Botucatu; fez curso de formação de Professores Waldorf pela Escola Rudolf Steiner. É licenciada em Letras pela Universidade Braz Cubas; realizou o Curso Infância Vivenciada em 2016 e atua como jardineira na Instituição Espaço Livre Jardim Colibri desde 2012 e atuou como docente no curso Infância Vivenciada no período de 2018/2019. 

Carla Matte
 

Durga Curtinaz
Sócia fundadora da Durga Curtinaz & Conexões, tem como propósito de vida auxiliar as pessoas a resolver seus conflitos e realizar seus sonhos através do despertar de suas potencialidades e habilidades para colocar seus talentos no mundo. Atua como Advogada Colaborativa há 17 anos, e como instrutora, supervisora e mediadora de conflitos na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul; é especialista em Psicologia Positiva e facilitadora de Comunicação Não Violenta, da Jornada da Abundância e da Prosperidade, do Programa Germinar, do Programa Social Muitação, e facilitadora online. Desenvolve trabalhos de facilitação de programas de comunicação, saúde emocional e mediação.

Giuliana Pazzanese
Pedagoga, professora de educação infantil desde 2007, com formação em Pedagogia Waldorf em primeiro e segundo setênio. Cursou Antropomúsica e participa do curso de licenciatura em música, pela UDESC e do curso Os Sete Processos e o Poder Criativo do Encontro, pela Associação Sagres, em Florianópolis.
Trabalhou como jardineira no início da escola Arandu, e depois fundou o Jardim dos Passarinhos. Atualmente, trabalha na Escola Waldorf Aurora., além de desenvolver projetos diversos de atendimento personalizado a crianças e jardins de infância.

Jessica Pires
 

Joselaine Fucks
Técnica Ambiental, licenciada em Educação Física, atuou na educação ambiental com crianças e adultos de 2005 a 2012. Formada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf-RS, fez estágios na educação infantil na Alemanha, Suíça e Holanda (2019). É jardineira Waldorf da Casa Ametista em Porto Alegre desde 2013. Participa da formação livre em Ginástica Bothmer e da pós graduação em Pedagogia de Emergência, e é entusiasta e voluntária no grupo de estudos em Pedagogia de Emergência em Porto Alegre e livre pesquisadora da Pedagogia do Trauma, neurociências e educação, do brincar livre e da relação criança e natureza. É docente em formações para professores Waldorf e professores da rede pública de educação em Porto Alegre, e tutora pedagógica de projetos de formação continuada para professores.

Kátia Aparecida da Silva
Professora na Unidade Criação I, matriz da Entidade GAIA - Grupo de Assistência ao Idoso à Infância e à Adolescência, situada na Rua Professor Guilherme Belfort Sabino, 715, Campininha, São Paulo – SP. 

Liliane Resende Laviano
Fonoaudióloga Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.Fonoaudióloga idealizadora do Serviço de Fonoaudiologia nas Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo (2011-2017).
Fonoaudióloga clínica com experiência no atendimento de crianças com alterações de fala/linguagem e com alterações do neurodesenvolvimento.

Luciana Muniz Dias da Silva
Formada em Letras-Português/Inglês; Pedagoga, e pós graduada em Gestão Escolar pelo SENAC-SP. Fez imersão na cultura e na educação em Portugal, e vivência na Escola da Ponte. Participou do curso Infância Vivenciada com base na Pedagogia Waldorf, e de cursos de Especialização em Fundamentos da Antroposofia e Pedagogia Waldorf e Especialização na Educação Infantil Waldorf. Fez trabalho voluntário no Projeto Recreio, nas férias, como agente recreativa CEU Cidade Dutra, por 3 anos. É professora de educação Infantil há 15 anos, transitando por todas as fases, e atua como auxiliar de classe no Jardim Waldorf Colibri.

Maria Regina Giachetta
Professora Waldorf durante 30 anos na Escola Waldorf Anabá, dos quais 28 anos dediados à Educação Infantil. É professora e coordenadora da Formação de Professores Waldorf em Florianópolis desde 2001. Formada em Ciências Sociais pela UFSC, 1987; graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho, 2013;pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Cotemar, 2010;Formada em Pedagogia Waldorf em 2000, pela SEPAPA em Botucatu, possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education, em São Paulo, 2005.

Marli Batista Teixeira
Formada no Magistério (HEM Interlagos - 1996); Psicóloga com licenciatura plena e Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP (2010); Fez Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP (2014). Possui diversos cursos na área de Educação Infantil e Gestão Escolar.
Atuou como professora na educação infantil (2001 - 2003); auxiliar de Educação Infantil (2004 – 2010); foi vice-diretora na Sobei Montanaro (2010 - 2014). Desde 2014 até o momento, é diretora da Unidade Jardim dos Pinheiros na SOCIEDADE BENEFICENTE EQUILÍBRIO DE INTERLAGOS e assistente de coordenação do curso "Nós da Primeira Infância" vinculado ao Instituto Maiana de Ampliação Pedagógica e Social (2020). No momento, está cursando pós-graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.

Mônica Michel
Formada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2011). Fez curso de formação de Professores Waldorf pela Escola Rudolf Steiner (2007) e formação complementar no Programa de Desenvolvimento Articulado das Escolas Waldorf (PDAEW - 2009), participou do Curso Infância Vivenciada (2016) e atuou como jardineira na Instituição Espaço Livre Jardim Colibri no período de 2008/2018. Trabalhou como docente no curso Infância Vivenciada no período de 2017/2019. 

Nina Dias da Cruz
Estudante de Pedagogia na UFSC; aluna da Escola Waldorf Anabá, desde o jardim de infância ao último ano do Ensino Médio. Admiradora das artes: desenho, pintura, escrita, música (flauta transversal). Atualmente, faz parte da equipe do Instituto Maiana, auxiliando e dando apoio durante as aulas remotas.  

Patrícia Gimael
Psicóloga, com licenciatura pela UNESP – Bauru, graduação pela Universidade São Marcos de São Paulo e especialização em Psicologia Analítica e em Psicologia ampliada pela Antroposofia. É aconselhadora biográfica e faz parte da diretoria da ABPA – Associação de Psicólogos Antroposóficos. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996. Formadora de profissionais de educação infantil desde 2006, idealizou e realiza a formação continuada Liberdade para os Bebês! com base na Pedagogia Waldorf, no estudo do desenvolvimento infantil, na neurociência e na Abordagem Pikler. É coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy (2011); Infância Vivenciada (2013);O acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas (2014).

Regina Erismann
Comunicóloga social pela ECA-USP, com especialização em biografia humana, organizacional e coaching. Tem formação em CO-ACTIVE COACHING pelo The coaches Institute (USA). Possui experiência internacional em desenvolvimento de executivos com projetos realizados na University of Southern California-USA, no INSEAD-Institut Européan Administración des Affaires-França e no Japan Productivity Center Tokyo, Japan. Foi executiva em empresa de comunicação por 10 anos. Atua em processos participativos de desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e de formação de lideranças. Seu foco é a aprendizagem nas organizações como estratégia para a sustentabilidade e fortalecimento das relações. É co-fundadora e membro do Conselho da APS-Associação de Pedagogia Social, de base antroposófica no Brasil. Membro da ASD Association for Social Development. Na área da Educação, atualmente é professora coaching do INSPER- Instituto de Ensino e Pesquisa. Coordena o Curso de Formação em Ecologia Social da APS;coordenou o PDAEW – Programa de Desenvolvimento Articulado de Escolas Waldorf  por 4 anos. Foi consultora nas  Escolas Waldorf de Bauru, Botucatu, Capão Bonito, Juiz de Fora e  S. Paulo.  Coordenou a  área de Pedagogia Social no programa da Aliança pela Infância: Infância Vivenciada. Atualmente, atua como docente do programa de ampliação pedagógica e social Nós da Primeira Infância. Escreveu livro sobre a história da Ecologia Social no Brasil, lançado em 2018.

Regina Salvetti
Formada em Biologia e Pedagogia, com pós-graduação em Neurociências. Fez curso de formação de professores waldorf (1998); cursos de Pedagogia Curativa (2001); curso de Extra Lesson (2005) e INPP Licenciate. Trabalhou como professora de educação infantil de crianças com necessidades especiais de 2000 a 2008 e no Jardim Colibri, sendo consultora na Escola Rudolf Steiner. Participou do grupo de coordenação da formação em Extra Lesson de 2007 a 2012. Atuou no Instituto Olinto Marques de Paula como docente na formação (2008), acompanhamento pedagógico (2009) e coordenação pedagógica (2010 a 2013). Acompanha o grupo de aprofundamento do Infância Vivenciada como docente desde sua formação (2017). Atende em consultório crianças com dificuldades de aprendizado.

Rosa Maria de Almeida Prado
Graduação em Educação Física pela USP. Fez Seminário de Pedagogia Waldorf em Artes (Kassel, Alemanha); formação em aconselhamento biográfico (USA) e terapia artística (Sagres, Florianópolis). Docente em cursos de formação de Pedagogia Social. Professora de Educação Física em escolas e em academia particular. Voluntária em posto de saúde do SUS.

Rosemeire Brito
Licenciada em Educação Musical pela Universidade Mozarteum-SP. Participou de diversos cursos de formação musical, dentre esses, Zom Arte - Centro Educarten Accion (Argentina) com a maestrina Vanesa Utz. Participou de cursos livres de canto popular do Conservatório Beethoven com Sabrina Watzer, de canto erudito com Andressa Parra (Itália), de piano popular com Rodrigo Cunha, de danças brasileiras no Instituto Brincante com Antônio Meira, de percussão e ritmos brasileiros no Instituto Brincante com Luiz Zanetti, de percussão corporal com Gabriel Draetta, de Pedagogia Musical Dalcroze com Itamar Rodrigues, de música para bebês com Enny Parejo e Sandra Oakh, do curso internacional Orff Schuwerk 2005, 2007, 2010 e 2021, do curso de flauta doce da EWRS com Marcelo Petraglia e do curso Cantando e Contando com Flávia Betti. Ministrou formação para educadores com os projetos Contos de Cá, Músicas de Lá e vivência musical em sala de aula para professores da rede pública e particular. Há 20 anos ministrando aulas de educação musical e iniciação ao piano; pianista e regente de coro infanto-juvenil e adulto.

Rosemeire Oliveira Resende Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf  pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola  Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto EcoSocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias.

Silvia Yoshimura
Artesã, mãe, pedagoga, atua como facilitadora em oficinas de trabalhos manuais para educadoras de Primeira Infância desde 2011, em projetos sociais na cidade de São Paulo. Acredita na importância do desenvolvimento de habilidades manuais para formação de agentes transformadores da realidade da Educação Infantil.

Telma Benedito
Pedagoga pela Universidade Ibirapuera - UNIBI; pós-graduanda em Educação Infantil Waldorf (FRS); coordenadora e docente no curso Mainumby - Formação de Educadores Sociais; atua na Associação Comunitária Monte Azul, dedicando-se, há 27 anos, a crianças e jovens de 0 a 21 anos; atua, há 13 anos, como coordenadora pedagógica na creche, com crianças de 0 a 4 anos de idade.